BUELL LIGHTNING CITY CROSS - BELÍSSIMA E PELADONA
A Buell é agora é uma divisão da Harley-Davidson.
Erik Buell começou fazendo motos especiais para a Harley-Davidson e depois a HD terminou comprando 98% das ações da Buell Motorcycle Company. A marca Buell agora pertence a HD, mas ele continua com sua genialidade bolando motos tão lindas como a Buel City Cross acima, projetada para ser uma "road warrior" ou talvez uma "street warrior".
A moto é uma naked, mas tão pelada que parece uma moto carenada da qual foi retirada a carenagem e sobrou apenas o quadro, motor, suspensão, rodas, guidão e banco. Ela não tem nenhum painel, nada tentando ocultar nada. Está tudo ali. E é linda.
O princípio utilizado é baixar e centralizar o peso. Isso baixa o centro de gravidade da moto, visando a estabilidade. O silenciador é posto embaixo do motor, pois um ou dois abafadores elevados são alguns quilos a mais na parte alta da moto, o que não favorece a estabilidade.
O tanque de gasolina é dentro do quadro e o óleo do motor fica dentro da balança traseira, tudo visando manter o peso o mais baixo possível. No lugar onde deveria ter o tanque existe um falso tanque de um material translúcido, preto ou azul, o que já levou a moto a ser chamada de algo como iMoto, iBike, devido a semelhança com o antigo iMac que era transparente e colorido. Esse material plástico especial está presente na mini bolha e no pára-lama traseiro, que por sinal é perfurado.
Os faróis duplos têm uma proteção metálica, para evitar algo que seja arremessado por outro carro ou moto. O guidão é largo, no estilo moto de cross, que favorece muito as curvas e mudanças de rumo exigidas durante a pilotagem urbana radical ou enfrentando curvas em estradas sinuosas da serra, para o que a moto é voltada.
O motor é um V-Twin 984cc, de 92 cv, refrigerado a ar e com injeção eletrônica, que proporciona um torque fabuloso em baixas rotações. Essa potência toda é transmitida para a roda por meio de uma correia. Nada de corrente ou de cardã. Segundo dizem, dura mais e é mais silenciosa que corrente e dá menos problemas que cardã.
O sistema de freios dianteiro ZTL (Zero Torsion Load) e preso diretamente na roda e não no cubo como geralmente são os outros, com isso tira três quilos da roda tornando a dirigibilidade melhor.
A Buell City Cross já está disponível no Brasil e custa R$ 39.900,00, segundo um anúncio que vi em uma revista. A Buell não tem site brasileiro e as motos devem estar disponíveis nas revendas Harley-Davidson.
Links:
Videos radicais das Buell.
Buell.
Motorcycle.com
Cycle World.
Wallpaper da Buell Lightning City Cross
Azul
Preta